Diagnóstico do Câncer

O diagnóstico consiste na investigação clínica para confirmar ou afastar a presença de câncer em um caso suspeito devido a presença de sinais e sintomas da doença. A análise em conjunto dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente pode levar o médico a suspeitar de algum tipo de neoplasia maligna. Neste sentido inicia-se a investigação. Geralmente, são necessários exames complementares para auxiliar na investigação, podendo variar de acordo com o tipo e da localização do tumor suspeito.

Inicialmente, são solicitados exames laboratoriais (exames de sangue, urina e, eventualmente, análise de algum fluido ou secreção corporal). Na seqüência, os exames de imagem podem ajudar na análise da anatomia de determinado órgão com o intuito de se identificar alguma lesão. São eles as radiografias (raio X), Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia, Ressonância Nuclear Magnética, cintilografia, entre outros. Outra modalidade de exame muito utilizada na investigação de tumores, são os exames endoscópicos que consistem na inserção de aparelhos que filmam alguns órgãos através dos orifícios naturais. Os exames mais utilizados são a endoscopia digestiva alta (exame do esôfago, estômago e duodeno), a colonoscopia (exame do intestino grosso) e a cistoscopia (exame da bexiga). Quando esses métodos são utilizados em conjunto aumenta-se a chance de diagnóstico. Entretanto, por mais evidente que seja a presença de um câncer através dos resultados dos exames, ainda há a necessidade de confirmação pra grande maioria dos casos. A confirmação final do diagnóstico de câncer é feita através dos exames histopatológicos de tecidos. São coletadas amostras através de biópsias, onde um médico retira um pequeno fragmento de um tecido suspeito e encaminha para a análise microscópica por um médico patologista. As biópsias podem ser feitas por agulha, por meio de um exame endoscópico ou por meio de uma cirurgia. As biópsias realizadas por cirurgia podem retirar todo o tumor ou apenas parte dele. A análise microscópica das amostras de biópsias demoram alguns dias e podem utilizar diferentes técnicas para confirmar ou afastar a presença de câncer. É difícil de enfrentar o diagnóstico de câncer. Entretanto, será importante conversar sobre o tipo, o tamanho e a localização do câncer com o médico quando o diagnóstico é firmado. Também é aconselhável discutir sobre as opções de tratamento, junto com os benefícios e riscos.

Depos de confirmado o diagnóstico, segue-se com o estadiamento.