top of page

Herniorrafia Umbilical - Cirurgia de hérnia umbilical


O que é a hérnia umbilical?

​

Uma hérnia umbilical ocorre quando gordura de dentro do abdome ou parte do intestino passa através da abertura nos músculos abdominais perto do umbigo (umbigo). As hérnias umbilicais são comuns e normalmente inofensivas.

As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês, mas também podem afetar adultos. Em um bebê, uma hérnia umbilical pode ser especialmente evidente quando o bebê chora, fazendo com que o umbigo se projete. Este é um sinal clássico de hérnia umbilical.

As hérnias umbilicais das crianças costumam se fechar sozinhas nos primeiros dois anos de vida, embora algumas permaneçam abertas até o quinto ano ou mais. As hérnias umbilicais que aparecem durante a idade adulta têm maior probabilidade de necessitar de reparo cirúrgico.


Ilustrações de uma hérnia umbilical com protrusão do intestino através do orifício herniário e exemplo de paciente com hérnia umbilical.


Quais os sintomas mais comuns?

​

Uma hérnia umbilical cria um inchaço ou protuberância macia perto do umbigo. Em bebês com hérnia umbilical, a protuberância pode ser visível apenas quando eles choram, tossem ou fazem esforço.

As hérnias umbilicais em crianças geralmente são indolores. As hérnias umbilicais que aparecem durante a idade adulta podem causar desconforto abdominal na região do umbigo, especialmente ao fazer esforço.



Dor na cicatriz do umbigo e protuberância ou abaulamento na região estão entre os sinais e sintomas mais comuns


Sinais de problemas

​

Se você suspeitar que tem uma hérnia umbilical, converse com seu médico. Procure atendimento de emergência se tiver uma hérnia umbilical se apresentar sinais que podem corresponder a uma hérnia estrangulada:

  • Náuseas, vômitos ou ambos

  • Febre

  • Dor repentina que se intensifica rapidamente

  • Uma protuberância de hérnia que fica vermelha, roxa ou escura

  • Incapacidade de mover seus intestinos ou eliminar gases


O estrangulamento da hérnia leva à interrupção do fornecimento sanguíneo, sendo uma complicação grave que requer atendimento de emergência.


Quando procurar um medico? ​ Toda hérnia umbilical deve ser avaliada por um especialista. Consulte o seu médico se você tiver uma protuberância dolorosa ou perceptível na virilha, em um ou ambos os lados. É provável que a protuberância seja mais perceptível quando você está de pé e geralmente pode senti-la se colocar a mão diretamente sobre a área afetada quando faz algum tipo de esforço ou tosse. ​ Agenda sua consulta aqui se precisa de avaliação médica. Converse com seu médico se você tiver uma protuberância perto do umbigo. Procure atendimento de emergência se a protuberância ficar dolorida ou sensível. O diagnóstico e o tratamento imediatos podem ajudar a prevenir complicações

Quais as causas que podem levar ao surgimento de uma hérnia? ​ Durante a gestação, o cordão umbilical passa por uma pequena abertura nos músculos abdominais do bebê. A abertura normalmente fecha logo após o nascimento. Se os músculos não se unem completamente na linha média da parede abdominal, uma hérnia umbilical pode aparecer no nascimento ou mais tarde na vida. ​ Em adultos, muita pressão abdominal contribui para hérnias umbilicais. As causas do aumento da pressão no abdômen incluem:

  • Obesidade

  • Várias gestações

  • Fluido na cavidade abdominal (ascite)

  • Cirurgia abdominal anterior

  • Carregar excesso de peso

  • Diálise peritoneal de longo prazo para tratar a insuficiência renal

Fatores de risco ​ As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês - especialmente bebês prematuros e com baixo peso ao nascer. Para adultos, estar acima do peso ou ter gravidezes múltiplas pode aumentar o risco de desenvolver uma hérnia umbilical. Esse tipo de hérnia tende a ser mais comum em mulheres.



Atividades que exigem esforço físico como levantamento de peso

podem favorecer o aparecimento de hérnias


Quais as complicações que uma hérnia umbilical pode causar? ​

  • Podem ocorrer complicações quando o tecido abdominal protuberante fica preso (encarcerado) e não pode mais ser empurrado para dentro da cavidade abdominal. Isso reduz o suprimento de sangue para a seção do intestino preso e pode causar dor abdominal e danos aos tecidos.

  • Se a porção presa do intestino for completamente cortada do suprimento de sangue, isso pode levar à morte do tecido. A infecção pode se espalhar por toda a cavidade abdominal, causando uma situação de risco de vida.

  • Os adultos com hérnias umbilicais têm maior probabilidade de apresentar bloqueio dos intestinos. A cirurgia de emergência geralmente é necessária para tratar essas complicações.

  • Para crianças, as complicações de uma hérnia umbilical são raras.


Como posso prevenir o aparecimento de uma hérnia umbilcal? ​ Você não pode prevenir o defeito congênito que o torna suscetível a uma hérnia umbilical. O não fechamento do orifício de passagem resultará no surgimento da hérnia. Entretanto, você pode reduzir a pressão sobre os músculos e tecidos abdominais. Por exemplo:

  • Mantenha um peso saudável. Converse com seu médico sobre o melhor plano de exercícios e dieta para você.

  • Enfatize os alimentos ricos em fibras. Frutas, vegetais e grãos inteiros contêm fibras que podem ajudar a prevenir a constipação e o esforço para evacuar.

  • Levante objetos pesados ​​com cuidado ou evite levantá-los. Se precisar levantar algo pesado, sempre dobre os joelhos - não a cintura.

  • Pare de fumar. Além de seu papel em muitas doenças graves, o tabagismo costuma causar tosse crônica que pode causar ou agravar uma hérnia inguinal.



Hábitos saudáveis como exercícios físicos, dietas e controle de peso orientados por profissionais ajudam na prevenção


Como é feito o diagnóstico de uma hérnia umbilical?

​

Geralmente, um exame físico é tudo o que é necessário para diagnosticar uma hérnia umbilical. Seu médico verificará se há uma protuberância na região da cicatriz do umbigo. Como ficar em pé e tossir pode deixar uma hérnia mais proeminente, você provavelmente será solicitado a se levantar e tossir ou fazer força.

Se o diagnóstico não for prontamente aparente, seu médico pode solicitar um exame de imagem, como um ultrassom da parede abdominal e, em alguns casos, uma tomografia computadorizada. Esses exames são mais úteis nos casos de complicações.



Na maioria dos casos, o exame físico é suficiente para o diagnóstico e o ultrassom da parede abdominal pode ajudar nos casos difíceis


Como é o tratamento de uma hérnia umbilical?

A maioria das hérnias umbilicais em bebês fecha por conta própria aos 1 ou 2 anos de idade. Seu médico pode até empurrar a protuberância de volta para o abdômen durante um exame físico. Não tente fazer isso sozinho, no entanto.

Embora algumas pessoas afirmem que uma hérnia pode ser consertada colocando uma moeda sobre a protuberância, não tente fazer isso. Colocar fita adesiva ou um objeto sobre a protuberância não ajuda e germes podem se acumular sob a fita, causando infecção.

Para crianças, a cirurgia é normalmente reservada para hérnias umbilicais que:

  • São dolorosas

  • São ligeiramente maiores que 1 a 2 centímetros de diâmetro

  • São grandes e não diminuem de tamanho nos primeiros dois anos de vida

  • Não desapareça aos 5 anos

  • Prenda ou bloqueie o intestino

​

Para adultos, a cirurgia é geralmente recomendada para evitar possíveis complicações, especialmente se a hérnia umbilical ficar maior ou dolorida. Durante a cirurgia, uma pequena incisão é feita perto do umbigo. O tecido herniado é devolvido à cavidade abdominal e a abertura na parede abdominal é fechada com pontos. O procedimento, que pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia raquidiana (nas costas).

Quando as hérnias são maiores, costuma-se usar telas (tela de Marlex) por cima da musculatura para ajudar a fortalecer a parede abdominal.

Tela mais modernas são posicionadas abaixo da musculatura e oferecem uma correção mais efetiva com menor índice de complicações e retorno da hérnia.

​

Especialmente os casos mais complexos, como hérnias volumosas ou recidivadas complexas e pacientes obesos, podem se beneficiar da cirurgia robótica.

​

Após a cirurgia, você será incentivado a se movimentar o mais rápido possível, mas pode levar várias semanas até que possa retomar as atividades normais.



Figura 1: tela de Marlex. Figura 2: herniorrafia convencional.



Utilização de tela sob a musculatura. A cirurgia robótica é a técnica mais moderna de acesso minimamente invasivo


Preparando-se para sua consulta médica

​

Quando você for ser avaliado pelo seu médico, algumas dicas podem ajudar na sua avaliação:

Faça uma lista de:

  • Seus sintomas, incluindo quando eles começaram e como eles podem ter mudado ou piorado ao longo do tempo

  • Informações pessoais importantes, incluindo mudanças recentes na vida e histórico médico familiar

  • Todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que você toma, incluindo doses

  • Perguntas para fazer ao seu médico

  • Leve um membro da família ou amigo, se possível, para ajudá-lo a se lembrar das informações que receber.

Para uma hérnia umbilical, algumas perguntas básicas para fazer ao seu médico incluem:

  • Qual é a causa mais provável dos meus sintomas?

  • Quais exames eu preciso fazer?

  • Quais tratamentos estão disponíveis e qual você me recomenda?

  • Se eu precisar de cirurgia, como será minha recuperação?

  • Tenho outros problemas de saúde. Como posso gerenciar melhor essas condições juntos?

  • O que posso fazer para prevenir outra hérnia?

  • Não hesite em fazer outras perguntas que você possa ter.

O que esperar do seu médico

É provável que seu médico faça várias perguntas, como:

  • Quando seus sintomas começaram?

  • Os seus sintomas permaneceram os mesmos ou pioraram?

  • Você tem dor no abdômen ou na cicatriz do umbigo? Alguma coisa faz a dor piorar ou melhorar?

  • Que atividade física você realiza no seu trabalho? Que outras atividades físicas você pratica regularmente?

  • Você tem histórico de prisão de ventre?

  • Você já teve alguma hérnia anterior?

  • Você fuma ou fuma? Sendo assim, quanto?

  • O que você pode fazer enquanto isso

​

ATENÇÃO: Procure atendimento médico de emergência se apresentar náuseas, vômitos ou febre, ou se a protuberância da hérnia ficar vermelha, roxa ou escura. Não espere por uma consulta agendada.


472 visualizações
bottom of page